top of page

SOBRE O EVENTO

O que é o FESM?

Fórum, em sua própria definição, é uma assembleia ou reunião que busca discutir e resolver uma problemática.

O Fórum do Santa Marina é feito nos moldes da ONU e simula debates de comitês das Nações Unidas de modo a oferecer resoluções de problemas de relevância internacional.

Esse ano contamos com seis comitês e cada um deles possui uma abordagem e uma temática diferente. Informações específicas sobre cada comitê estão disponibilizadas no site: confira.

Sobre o Fórum

Desde sua primeira edição, há 13 anos, o FESM é um evento dos alunos para os alunos. Ou seja, o processo da organização do evento e do desenvolvimento do conteúdo é responsabilidade dos alunos, principalmente do último ano do Ensino Médio, com o suporte dos professores de humanas e linguagens.

Além disso, a concretização do evento só é possível com o apoio que temos de nossos patrocinadores. Eles financiam o fórum e permitem que ofereçamos uma estrutura habilitada para o evento.

Esse ano, nosso fórum estudantil será nos dias 12,13 e 14 de Setembro.

Como Funciona?

O FESM é dividido em quatro partes majoritárias: as diretorias, as delegações, a mídia e os staffs.

As diretorias são os alunos responsáveis pela organização e pela concretização do fórum. Dentre eles está a Diretoria Geral que planeja e supervisiona o evento, além de atribuir as responsabilidades das demais diretorias. Essas diretorias estão divididas em conteudistas e estruturais e são formadas por pessoas do 2 e 3 anos do Ensino Médio.

As diretorias conteudistas são seis, uma para cada um de nossos comitês. São formadas por 3 à 4 pessoas que determinam os temas, produzem as notícias e são mediadoras do debate.

A diretoria estrutural envolve o Marketing e a Secretaria. Esses são responsáveis por conseguir patrocinadores e lidar com as comprar e com o financeiro do evento. Além disso tem como função divulgar o FESM e organizar a presença dos ex- alunos convidados e visitantes.

As delegações são duplas de alunos entre o 9 ano do Ensino Fundamental e o 3 ano do ensino médio. Eles têm o papel de diplomatas no evento, agem como porta-voz do país que lhes é atribuído pela diretoria e debatem a fim de resolver o problema proposto no comitê.

Os staffs são os alunos do 8 ano do Ensino Fundamental. Eles têm a função de ajudar nas tarefas práticas necessárias nos comitês no dia do evento, além disso, podem observar os debates e começar a entender a dinâmica do FESM, já que no próximo ano são aptos tornarem-se delegados.

A mídia é responsável por colaborar com a divulgação e organizar as redes sociais e o site do Fórum. Ela é dividida em imprensa, que noticia que foi discutido e resolvido nos três dias de debate, e na mídia em si, que organiza e produz a parte audiovisual do evento.

Os comitês desse ano são:

  • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)

  • Conselho dos Direitos Humanos da ONU (CDH)

  • Conselho de Segurança da ONU (CS)

  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

  • Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

  • Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM)

  • ONU Mulheres (ONUM)

  • Comitê de Comunicação (CCOM)

Diretoria do FESM

Qual o objetivo do FESM?

O Fórum Estudantil tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a capacidade argumentativa dos alunos. Para tanto apresenta problemática, reais e relevantes, que devem ser resolvidas por eles de forma coerente e eficaz.

Além disso, incita o conhecimento sobre atualidades e uma interpretação consciente do mundo em que vivemos e demanda que tenham habilidades de pesquisar e se expressar de forma clara.

Isso permite o desenvolvimento de habilidades fundamentais  para a inserção do aluno no meio acadêmico e no mercado de trabalho, o que denota uma vantagem que a pessoa levará para a vida toda.

Mas o objetivo mais importante que visamos enquanto diretores do FESM é a formação de desenvolvimento de cidadãos plenos e pensantes que tenham um posicionamento ativo em relação às problemáticas que enfrentamos no Brasil e no mundo e, assim, estejam aptos e dispostos a agir em prol da construção de um mundo mais justo.

"Um mundo novo começa por nós."

    bottom of page